DAQUI, o Jornal do Distrito Federal

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Segurança e cuidados no aniversário de Brasília



Festa terá mais de 2 mil polícias e bombeiros para garantir a segurança dos cidadãos na Esplanada dos Ministérios
Brasília, 20 de abril de 2012 –  O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Distrito Federal definiram, no fim da tarde de ontem, quinta-feira (19), o esquema de segurança e toda estrutura de apoio para os festejos do aniversário de Brasília, amanhã, na Esplanada dos Ministérios.
A Polícia Militar recrutou 2.120 policiais e contará com todas as unidades de policiamento especializado e convencional da PMDF, o que inclui o Comando Móvel; a Polícia Montada; os batalhões de Operações Especiais (Bope), Ambiental e de Policiamento com Cães; Polícia de Choque, Aviação e Operacional, além do policiamento com motocicletas, viaturas e a pé. Serão utilizadas, ainda, 230 viaturas, entre carros e motocicletas.
A segurança será dividida em cinco grandes áreas, com concentração maior de policiais onde houver maior circulação de pessoas: próximo à Rodoviária do Plano Piloto e no centro da Esplanada, onde serão realizados os shows. As tropas de policiamento foram dispostas de acordo com a necessidade de cada evento que compõe a grade de eventos da festa de aniversário de Brasília.
Trânsito – Nesta sexta-feira (20), começa o trabalho de orientação a motoristas e pedestres na área central da Esplanada. A partir de hoje, não será permitido que os condutores estacionem seus carros no canteiro central. Por voltas das 6h de sábado (21), o trânsito será fechado até a altura da Praça dos Três Poderes, sendo liberadas apenas as vias que passam por trás dos ministérios.
Os estacionamentos dessas áreas serão abertos ao público e contarão com policiamento.
Corpo de Bombeiros – O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal contará com 380 militares distribuídos por toda a extensão da festa e em três tendas dispostas para o atendimento ao público.
Estarão disponíveis, ainda, 19 viaturas operacionais e oito de apoio, além de um helicóptero para atendimentos de maior complexidade.
Defesa Civil recomenda – A Defesa Civil orienta a população a tomar alguns cuidados durante as comemorações ao longo do dia:
·         Beber muita água. Jamais esperar a sede chegar;
·         Fazer uma alimentação mais leve;
·         Aplicar protetor solar, não se esquecendo de proteger os lábios e as orelhas;
·         Optar por roupas leves, de preferência de algodão, finas, folgadas e de cores claras;
·         Usar bonés, viseiras, chapéus e óculos escuros são indispensáveis;
·         As sombrinhas e os guarda-chuvas são grandes aliados para se proteger do sol, mas o seu uso não dispensa o protetor solar;
·         Se sentir que a sua temperatura está a aumentar, molhe os pulsos, as têmporas e a nuca com água fria.

Caesb – A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) disponibilizará, no local das comemorações, pontos com caixas d’água para que os participantes possam se hidratar. O acesso ao serviço é gratuito e a água é potável.

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário