DAQUI, o Jornal do Distrito Federal

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Jardim Botânico está em festa


Cidade completa dez anos           
Nesta segunda-feira (1), a população do Jardim Botânico comemora o aniversário de 10 anos da cidade. 
A região, criada por meio da Lei 3.435 de 2004, é formada por condomínios horizontais e abriga cerca de 75 mil moradores. Além disso, já foi contemplada com diversas ações de melhoria nos últimos anos.
“Melhorar a qualidade de vida da população é a nossa prioridade, por isso nós procuramos conversar com a comunidade para saber as necessidades e trabalhamos para atender essas demandas o mais rápido possível”, afirma o Administrador Regional, Ronaldo Cavalcanti.
A iluminação do Setor Habitacional Tororó é uma das reivindicações já atendidas. Ao todo, foram instalados cerca de 500 postes com sistema de LED que iluminam da DF-140 até a divisa do DF com o Jardim ABC. 
Outra benfeitoria realizada foi o horário de carga e descarga de caminhões para melhorar o trânsito da avenida comercial da região. Além disso, a cidade também foi recapeada recentemente pelo programa Asfalto Novo.

No mês do aniversário, a cidade será contemplada com a construção de calçadas e meios fios próximos aos condomínios Solar de Brasília etapa III, Quintas da Alvorada, Lago Sul, Jardins do Lago, Ecológico Villages Alvorada e Avenida do Sol. Também haverá a padronização de calçadas públicas no Jardim Botânico II, Avenidas Pau Brasil e Mato Grande.
Os moradores também serão contemplados com a construção de uma praça e urbanização de uma PEC e de um parque infantil no Jardim Botânico III.
Para comemorar a data, o setor recebeu a operação Cidade Limpa, no dia 25 de agosto e contou com poda de árvores, limpeza de valas, desobstrução de bocas de lobo, pintura de meio fio, revitalização de iluminação pública, tapa buraco, roçagem e varredura de ruas.
A operação é uma força tarefa de órgãos do Governo como Administração Regional, Coordenadoria das Cidades, Novacap, Serviço de limpeza Urbana (SLU), Caesb, Companhia Energética de Brasília (CEB) e Detran.
Entre as prioridades de melhorias na região, está a construção de um estacionamento na Avenida Comercial que terá sua obra lançada em breve.

Jardim Botânico
A Região Administrativa Setor Habitacional Jardim Botânico foi criado em 1999, por meio do Decreto 20.881. Em 2002, o Governo do Distrito Federal, com a Lei nº 2.786, criou a Gerência da Região dos Condomínios, ligada ainda à Administração Regional do Lago Sul. Apenas em 2004, depois da criação da Lei 3.435, a Região Administrativa XXVII foi oficialmente constituída.

Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o Jardim Botânico aparece com a renda mais elevada e acima da média das outras cidades. A renda domiciliar média mensal chega a 19,42 salários mínimos e 42,70% dos domicílios têm renda superior a 20 salários mínimos.

Além disso, quase 50% da população do Jardim Botânico têm curso superior e cerca de 94% dos domicílios possuem automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário