segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tabagismo também prejudica a visão

A obstrução da veia central da retina, provocado pelas alterações do tabaco, causa cegueira imediata, sendo, na maioria das vezes, irreversível


Na última sexta-feira (29), foi comemorado o Dia de Combate ao Fumo. Estima-se que, anualmente, 5 milhões de pessoas morram em decorrência do tabaco. Além de acarretar uma série de complicações respiratórias e cardíacas, o tabagismo afeta, também, a saúde ocular.

“O cigarro prejudica o organismo como um todo, principalmente, os sistemas respiratório e vascular, diminuindo a oxigenação e enrijecendo as veias e artérias. Esse processo aumenta a densidade do sangue e diminui a elasticidade dos vasos sanguíneos de todo o corpo, inclusive, dos olhos”, alerta o oftalmologista Emerson Duarte Dutra, do Visão Institutos Oftalmológicos.

O especialista ressalta que uma das estruturas oculares mais afetadas pelo tabaco é a retina, visto que este é um tecido altamente vascularizado. “O endurecimento das veias e artérias provoca uma queda na oxigenação e nutrição das células. A baixa vascularização causa a morte gradual das células nervosas presentes na retina, levando à Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), ou seja, a baixa progressiva da visão”, esclarece o médico.

Outro fator de risco para os fumantes é a formação de coágulos e trombos nos vasos sanguíneos. Isso pode acarretar a obstrução e/ou o rompimento de veias e artérias importantes para os olhos, o sistema nervoso central (provocando o AVC), coração, rins, etc. “A obstrução da veia ou artéria central da retina causa cegueira imediata, sendo, na maioria das vezes, irreversível. Em outros casos, o rompimento dos vasos pode levar a hemorragias internas no fundo do olho, ocasionando a baixa da visão”, explica Dr. Emerson Duarte Dutra.

Por fim, o oftalmologista lembra que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável e de maior crescimento no mundo. “A melhor forma de manter a saúde, inclusive, a ocular, é abandonar este hábito e fazer acompanhamento médico periodicamente”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133