quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

GDF prepara festa para a virada de ano



Brasilienses vão comemorar o réveillon com muita música e a tradicional queima de fogos. A festa na Esplanada contará com artistas locais e nacionais, inclusive a cantora Ellen Oléria, ganhadora do The Voice
O Governo do Distrito Federal está preparando uma grande festa para comemorar a chegada de 2013. Na Esplanada dos Ministérios, além da tradicional queima de fogos à meia-noite, que deve durar quase 30 minutos, vários shows de artistas locais e nacionais vão animar os brasilienses. A cantora Ellen Oléria, vencedora do programa The Voice, da Rede Globo, está entre as atrações da noite. A expectativa é que 100 mil pessoas passem a virada do ano na Esplanada.
Hoje, logo após chegar a Brasília, sua primeira parada foi no Palácio do Buriti, onde foi recebida pelo governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz. Durante o encontro, o governador anunciou as atrações para as festividades de fim de ano, que somaram um investimento de R$ 8 milhões, incluindo o Réveillon da Prainha, nas margens do Lago Paranoá.
"Ellen é um orgulho para nossa cidade e contar com ela para o réveillon é um momento elevado para Brasília. Uma cantora local, que está ganhando o mundo com seu talento é maravilhoso e mostra a força cultural dos nossos artistas", comemorou o governador.
A artista – Formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), a cantora, compositora e instrumentista autodidata Ellen Oléria nasceu em Brasília e foi criada no Chaparral, região entre Taguatinga e Ceilândia. Com uma voz marcante, ela surpreendeu no The Voice ao misturar bossa nova, funk, hip-hop, MPB, samba, soul e poesia nas letras e melodias próprias.
"Brasília me recebe com carinho desde que comecei a cantar, e é meu desejo estar aqui no réveillon. Quero agradecer ao povo do Distrito Federal, Taguatinga e Ceilândia de uma maneira especial, que foram os locais que alimentaram por tanto tempo meu imaginário", lembrou a cantora. "Onde eu for neste mundo levarei essa terra no meu coração", ressaltou Ellen Olério.
O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, destacou que já contava com a participação da artista nas festividades da capital, independente do resultado no The Voice. Depois que a cantora se apresentar na Esplanada, participará em seguida do réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro. "Acompanhamos e apoiamos ela desde o início. Brasília quer Ellen aqui, mas também a queremos lá, onde mostrará todo o talento dela", afirmou Pereira.
Programação – A festa começa com a apresentação Banda Na Lata, prevista para as 20h. A banda brasiliense Plebe Rude, que começou a tocar nos anos 80, entra no palco às 21h, acompanhada da banda Etno e do cantor Dilo D'Oliveira, também de Brasília. Às 22h começa um dos shows mais esperados da noite, com a cantora Ellen Oléria.
Outra programação aguardada é o sanfoneiro Dominguinhos, que fará um show em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga. Na sequência, a Bateria da Virada abrirá o ano de 2013 com muito samba, seguida pelo espetáculo Curvas do Samba, com as cantoras Renata Jambeiro, Dhi Ribeiro, Tereza Lopes e Ana Cristina. Passando do samba para o sertanejo, a festa termina com as apresentações da cantora Paula Fernandes e da dupla Fernando e Sorocaba.
Como nos anos anteriores, a segurança estará garantida com uma operação especial da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que reforçará toda a área da Esplanada. O policiamento também será reforçado na Rodoviária e nas linhas de ônibus, com presença, inclusive, de policiais à paisana.
A volta para casa também está assegurada. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) vai aumentar o quantitativo de linhas de ônibus para atender a Rodoviária do Plano Piloto e todas as cidades do DF na noite de 31 de dezembro e madrugada de 1º de janeiro. O metrô também vai trabalhar com uma operação especial de fim de ano. No dia 31 os trens circularão das 6h às 2h do dia 1º de janeiro.
Réveillon da Prainha – Às margens do Lago Paranoá, próximo à Ponte Costa e Silva, muitas pessoas costumam comemorar a virada do ano, onde, tradicionalmente, há oferendas à Iemanjá. A programação no local começa a partir das 17h com cortejos – toques para orixás, da umbanda e do candomblé – e apresentações dos grupos Os Crioulos, Oya Bagan, Xaxará de Prata, Asé Dudu, Orkestra Rumpilezz, Obará, Pé de Cerrado, Requebrarte.

Programação oficial – Esplanada dos Ministérios
20h – Banda Na Lata
21h – Plebe Rude com participação da banda Etno e Dilo D'Oliveira
22h – Ellen Oléria
23h – Dominguinhos (Homenagem a Luiz Gonzaga)
0h – Bateria da Virada
0h30 – Curvas do Samba (Renata Jambeiro, Dhi Ribeiro, Tereza Lopes e Ana Cristina).
1h30 – Paula Fernandes
2h30 – Fernando e Sorocaba


Prainha
17h – Os Crioulos
18h – Oya Bagan
19h – Xaxará de prata
20h – Asé Dudu
21h – Cortejos – toque para orixás, umbanda e candomblé
1h – Orkestra Rumpilezz
2h – Obará
3h – Pé de Cerrado
4h – Requebrarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133