quinta-feira, 8 de maio de 2014

Paranoá sedia a 9ª edição do "GDF Junto de Você"

Evento contemplará também as cidades do Varjão e Itapoã


 O Paranoá recebe, a partir desta sexta-feira (9/05), a 9º edição do "GDF Junto de Você", programa que leva serviços públicos para perto da população. Até domingo (11), secretarias e empresas do GDF atenderão os moradores da região.

Nos últimos anos, a cidade, que tem cerca de 50 mil habitantes, recebeu melhorias, como obras e reformas, para aumentar a qualidade de vida dos seus moradores

"O Paranoá tem recebido atenção especial, mas ainda temos muito que fazer. A principal reivindicação é duplicar a DF-250 e construir um viaduto entre a cidade e o Itapoã", afirmou o administrador regional, Caio Werther.

A reforma da Praça da Bíblia, que fica no coração da cidade e estava completamente abandonada, é um dos muitos pedidos da população atendidos pelo governo. Outros exemplos são a construção do balão de acesso à cidade e a reforma da DF-001, que melhoraram o trânsito e deram mais segurança aos motoristas.

O GDF também finalizou o ginásio de esportes, que ficou mais de 12 anos sem a manutenção adequada, e construiu várias quadras poliesportivas e um campo de grama sintética. Em breve, a cidade terá 31 Pontos de Encontro Comunitário (PEC's), incluindo os 14 equipamentos em construção.

Além disso, a quadra coberta, com vestiários, sala para árbitros e toda a infraestrutura para esportes e eventos, está em reforma. Também estão em andamento as obras de reconstrução da Igrejinha São Geraldo, marco do início da história da cidade, e a renovação do sistema de iluminação pública.

Achar um endereço no Paranoá também ficou muito mais fácil. A cidade recebeu 40 placas indicativas e 262 de endereçamento com uma novidade: o CEP de cada conjunto.

A cidade também ganhou mais de 200 novas paradas de ônibus nas áreas urbana e rural. Os coletivos velhos deram lugar a veículos 0km, e a malha viária é contemplada pelo programa Asfalto Novo, que substitui a pavimentação antiga.

INFRAESTRUTURA - Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2013, da Codeplan, cerca de 70% da população do Paranoá possui residência própria. O abastecimento de água pela rede geral abrange quase a totalidade dos domicílios urbanos (96,91%), e o esgotamento sanitário atende 94,25% dos moradores. Além disso, todas as residências têm energia elétrica e 99,5% delas utilizam serviços de coleta de lixo.

Cerca de 96% das ruas são asfaltadas e têm calçadas, meios-fios, iluminação pública e rede de águas pluviais. Em sua maioria são arborizadas e ficam próximo a parques e jardins.

ÁREA RURAL – O Paranoá tem a segunda maior área rural do DF, com 26 comunidades, muitas delas esquecidas pela distância, que chega até 85 km da sede da administração.

As localidades ganharam pontos de ônibus, iluminação, quadras de esportes, PECs, pontes, melhorias nas estradas e asfalto, como o que será feito em Sobradinho dos Melos. Também está pronto o projeto do ginásio de esportes do PAD/DF.

Já no Núcleo Rural Sussuarana, foi construída uma ponte de concreto sobre o Rio Jardim, para substituir a antiga e precária estrutura de madeira, que corria risco de desabamento. Isso fazia com que os veículos, inclusive ônibus escolares, fizessem um trajeto 30 km mais longo.

HISTÓRICO - O acampamento dos pioneiros que trabalhavam na construção da Barragem do Lago Paranoá deu origem, em 1957, à Vila Paranoá. Após a conclusão da obra, cerca de três mil moradores continuaram ocupando o local. Em 1964, foi instituída a Região Administrativa do Paranoá, mas apenas em 1989 os limites territoriais da cidade foram definidos, e os ocupantes, transferidos para a área atual. Já o local do antigo acampamento se tornou o Parque Vivencial do Paranoá.

(V.F./ I.M.*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133