segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cooperativa de leite recebe equipamentos

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Caminhão-tanque e seis tanques de resfriamento ajudarão agricultores a reduzir custos para produzir bebidas lácteas e queijos
A Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas) recebeu da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) um caminhão-tanque e seis tanques de resfriamento de leite para cooperados da agricultura familiar.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de contrato de repasse com o Ministério da Agricultura, por intermédio da Caixa Econômica Federal. O anúncio da entrega e a assinatura do convênio de transferência dos bens com a Copas foram feitos pelo governador Agnelo Queiroz na Agrobrasília, durante o GDF Junto de Você Rural, em 17 de maio.
Agora, com o novo caminhão, o custo do frete será reduzido e beneficiará todos os agricultores cooperados. Parte da coleta do leite nas propriedades era terceirizada, pois a cooperativa contava apenas com um veículo.
"Essa entrega vai nos beneficiar muito, pois o custo de manutenção é muito caro para nós, e o nosso caminhão, por ser muito antigo, exigia muita manutenção. Com essa aquisição, os cooperados não precisarão mais ter esse gasto", disse Luiz Torres, presidente da Copas.
Com 12 anos de funcionamento, a cooperativa iniciou as atividades por meio de iniciativa da Emater-DF e se desenvolve com apoio de políticas governamentais. "A Copas surgiu da Emater, que uniu os produtores para saírem da dependência das grandes indústrias. Temos só o que agradecer ao governo, que estimula e dá suporte para o nosso desenvolvimento", falou Torres.
O secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, disse que o apoio dado pelo GDF tem sido correspondido. "Vemos a ampliação da estrutura da cooperativa e o apoio dado aos agricultores cooperados. Nós apoiamos a Copas porque acreditamos no que está sendo feito", falou.
No início das atividades, a cooperativa de laticínios processava 420 litros de leite por dia. Hoje, são 14 mil litros diários para a fabricação de bebidas lácteas e queijos, comercializados principalmente em programas de compras governamentais, como o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura do Distrito Federal (Papa-DF).
O novo caminhão dará suporte à cooperativa principalmente no atendimento às demandas desse mercado institucional. Até o final do mês, a Copas receberá outro caminhão, adquirido por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), com o apoio do Fundo de Aval.

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133