DAQUI, o Jornal do Distrito Federal

terça-feira, 3 de junho de 2014

Poluição do ar prejudica a saúde ocular



O contato com partículas de poeira, por exemplo, pode causar irritação, feridas e até úlcera na córnea

Na próxima quinta-feira (5), será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a poluição do ar como fator cancerígeno para os seres humanos. De acordo com a OMS, mais de 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência do câncer de pulmão, causado pelas impurezas do ar.

O oftalmologista Vitor Lim, do Visão Institutos Oftalmológicos, explica que a exposição ao ar contaminado prejudica a saúde ocular também. “A poluição afeta os olhos de forma direta, principalmente, por causa da poeira e das pequenas partículas que entram em contato com os olhos”, ressalta.

O alto grau de impurezas no ar pode causar alergias, irritações e olho seco. “O contato com as partículas de sujeira causa inflamação ocular, levando à coceira excessiva, o que agrava a situação. O ato de esfregar ou coçar os olhos arranha as estruturas do globo ocular, causando feridas, incômodo e vermelhidão”, alerta o oftalmologista. O médico acrescenta que, em casos mais graves, coçar o olho pode provocar úlceras na córnea.

Dr. Vitor Lim destaca a importância de um tratamento adequado, para minimizar as irritações. Contudo, o especialista esclarece que o uso indiscriminado de colírios ou receitas caseiras pode piorar o quadro do paciente. “Não tratar este incômodo ou trata-lo de forma errada pode levar ao ressecamento ocular crônico, provocando lesões graves no olho”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário