DAQUI, o Jornal do Distrito Federal

sábado, 23 de junho de 2012

Autora lança livro sobre o fazer poético do cerrado




A Tristeza
Talvez o ser humano seja triste
porque não saiba florir,
talvez porque não saiba ser pétala
e simplesmente existir.

A poetisa tocantinense Lurdiana Araújo lança no próximo dia 26 seu mais recente trabalho “Cerrado Poético e Outras Poéticas”. São 122 poemasque levam o leitor a um passeio entre as diversas facetas do cerrado e outras inquietações do cotidiano. “Queria apresentar outro olhar sobre o cerrado, metaforizar e pintar sua essência e o tangível”, explica a autora.

A obra nasceu da percepção da artista sobre o conjunto de símbolos e do modo de vida dos povos das regiões deste ecossistema. É um convite à reflexão sobre a poética do cerrado. “A ideia de lançar o livro com esta temática surgiu, entre os anos 2005 e 2006, enquanto mantinha o site Cerrado Poético. Queria falar das peculiaridades do cerrado, da sua estética e das minhas percepções em fazer parte deste lugar”, explica a autora.

Lurdiana, também, foi convidada a lançar o livro durante a 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2012) que ocorrerá, em Goiás velho, de 26 de junho a 1º de julho e participará, ainda, da Festa Literária Internacional de Parati que acontece no Rio de Janeiro, na cidade de Parati, de 4 a 8 de julho, no espaço dedicado aos autores regionais, e da FLIT – Feira Internacional Literária do Tocantins, que acontecerá em Palmas de 06 a 15 de Julho.

Cerrado Poético e Outras Poéticas é o terceiro livro lançado pela escritora. Em 2008, Lurdiana Araújo publicou o romance “CAMPOLINA – O Jardim da Felicidade” e, em 2005, lançou seu primeiro livro de poemas intitulado “Querido Mundo”. Participou de várias antologias, entre elas Antologia Del XXIII Premio Di Poesia Nosside – Itália, “O Resgate da Palavra” do Sindicato dos Escritores e “Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos 35”, da Camara Brasileira de Jovens Escritores do Rio de Janeiro. Premiada, internacionalmente, com o poema “Desmundo” no Prêmio Internacional de Poesia Nosside 2007 na Itália.

O lançamento de Cerrado Poético e Outras Poéticas será na livraria Café com Letras, na próxima terça (26/07), às 19h, seguido de uma noite de autógrafos e bate papo com a escritora
Serviço:
Lançamento do livro “Cerrado Poético e Outras Poéticas” e Noite de Autógrafos com Lurdiana Araújo
Local: Café com Letras, 203 sul, Bl. C Lj. 19
Data: 26 de junho, terça-feira
Horário: 19h
Entrada: franca
Indicação: Livre para todos os públicos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário