sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lago Paranoá mais limpo



Governo do Distrito Federal comprou  embarcação que retira aguapés e toda a sujeira que vem junto com as plantas aquáticas
 O governador Agnelo Queiroz entregou, nesta quinta-feira (21), o Papaguapé, a nova embarcação da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) que removerá do Lago Paranoá as macrófitas, plantas aquáticas popularmente conhecidas como aguapés.
“Esta máquina vai fazer a limpeza da superfície do Lago Paranoá. Além de dificultarem a navegação e a prática de esportes, os aguapés trazem grandes quantidades de sujeira”, detalhou o governador.
Acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, pelo vice-governador, Tadeu Filippelli, e pelo presidente da Caesb, Célio Biavati Filho, o governador assistiu ao funcionamento do conjunto composto pela embarcação que coleta as macrófitas e pelo triturador que pica e dispensa o material em uma caçamba. A demonstração aconteceu às margens do Lago Paranoá, na Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Sul.
O GDF investiu R$ 3 milhões, financiados integralmente pelo Banco Mundial,  na compra da embarcação e dos equipamentos de corte, coleta e armazenamento. O conjunto permite a retirada de até 100 toneladas por dia das plantas flutuantes.
Recuperação – O governador reforçou que a meta do GDF é limpar o lago em um ano. “Esperamos que a nossa lâmina d’água do Lago Paranoá esteja recuperada completamente”, destacou Agnelo Queiroz.
Dados da Caesb apontam que o local de maior proliferação da planta é no braço assoreado Riacho Fundo, localizado nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Sul. Portanto, os seis primeiros meses do trabalho serão focados nas áreas onde há crescimento descontrolado dos aguapés.
O equipamento, fabricado pela empresa americana Aquarius Systems, vencedora de licitação internacional, tem 13,8 metros de comprimento, 5,68m de largura, 3,8m de altura e pesa 8 toneladas.
Depois de coletado e triturado o material segue para o aterro sanitário. Está em andamento na Caesb um projeto que estuda a compostagem do lixo.

Mais detalhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133