quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Vacina contra HPV garante Carnaval seguro


Para aproveitar a festa de forma saudável, especialistas recomendam o uso de preservativo, além da vacinação contra HPV

O Carnaval está chegando. Época de festa e folia, mas também de atenção e cuidados redobrados com a saúde. Apesar de ainda ser pouco conhecido pela população brasileira, o HPV é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns e pode atingir até 70% da população no transcorrer da vida. O Ministério da Saúde estima que a cada ano 137 mil novos casos de homens e mulheres surjam no Brasil.

Além disso, você sabia que existem mais de 150 tipos se HPV? Alguns dos tipos do papilomavírus humano, como é conhecida cientificamente a doença, podem causar Câncer de Colo de Útero se não forem diagnosticados precocemente e tratados corretamente. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que este câncer é o segundo mais comum entre as mulheres, sendo responsável por 18 mil novos casos e cinco mil mortes por ano. “O HPV é considerado um agente necessário para as alterações celulares que levam ao Câncer de Colo Uterino. Por isso, é importante conscientizar as mulheres de que é fundamental”, esclarece Dr. Antonio Luiz Almada Horta, citopatologista do laboratório Exame.

Infelizmente, a camisinha não consegue proteger completamente a infecção pelo HPV, ainda que seja fundamental na prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis. É aconselhável, também, ter cuidado com roupas íntimas e banheiros, além de ter acompanhamento periódico de um ginecologista, para as mulheres, e de um urologista, para os homens.

Com o desenvolvimento da medicina, a vacinação passou a ser outra arma disponível e de grande importância na luta contra a doença. Para entender como funciona a vacina, é preciso saber que os tipos mais frequentes de HPV são o 16 e o 18, que respondem por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero. Os tipos 6 e 11 são os responsáveis por 90% das verrugas  genitais. Existem duas vacinas contra o HPV no mercado: uma delas protege contra os tipos 16 e 18, que causam câncer, e a outra protege contra os tipos que causam câncer e verrugas genitais (6,11,16 e 18). A vacina quadrivalente, que já está disponível no laboratório Exame, previne contra esses quatro tipos de vírus.

O ideal é que a prevenção aconteça o mais cedo possível, antes mesmo da primeira relação sexual. Por isso, é fundamental que os pais se conscientizem sobre a importância de vacinar os seus filhos já no início da adolescência. A vacinação é realizada em três doses, sendo a primeira na data escolhida e as demais com intervalos de dois e seis meses após a primeira. “É muito importante que as pessoas recebam as três doses para garantir a efetividade da imunização”, explica Dr. Ricardo Ferreira Cunha, especialista em saúde pública e responsável pela área de vacinas do laboratório Exame. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, recentemente, o uso da vacina para o combate ao vírus HPV em homens de 9 a 26 anos de idade.

 Por Exame Laboratório e Imagem

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CEB reforça atendimento no carnaval


  informações da CEB

CEB reforça atendimento no carnavalFoto: Mary Leal
Mais 10 equipes estarão disponíveis para os serviços de emergência à população durante o feriado

A Companhia Energética de Brasília (CEB) vai reforçar o serviço de emergência com mais 10 equipes durante o carnaval. Dessa forma, o atendimento para esse tipo de ocorrência continuará operando 24 horas e será realizado por 30 equipes ¬– mesmo número de funcionários e carga horária que os dias normais. Os pedidos de reparo devem ser feitos na Central de Atendimento 116, que também estará de plantão.

Um carro da CEB ficará estacionado no Sambódromo, com o objetivo de atender qualquer imprevisto no setor de energia. Já as Agências de Atendimento e os postos do Na Hora fecharão na segunda-feira (11) e na terça-feira (12) de carnaval, e retornarão às atividades na quarta-feira (13), após as 14h.

AGÊNCIAS
Fecham na segunda (11) e terça-feira (12) de carnaval. Reabrem na quarta-feira (13), das 14h às 18h.

NA HORA (Atendimentos realizados pela CEB):
Fecham na segunda (11) e terça-feira (12) de carnaval. Reabrem na quarta-feira (13), das 14h às 19h.

Confira o endereço das Agências de Atendimento da CEB:

AGÊNCIAS:
Brasília - CRS 508, Bloco B, Loja 35, Asa Sul.  Atende também Sudoeste, Lago Norte e Lago Sul.
Guará - QI 20, Bloco A, Lotes 28/36.
Brazlândia - Quadra 2 Norte, Lote 37, Lojas 1/2.
Núcleo Bandeirante - 3ª Avenida, Lote 1000A, Loja 1.
Paranoá - Quadra 8, Conjunto 2, Lote 17, Loja 1, Avenida Paranoá.
Planaltina - Área Especial 8, Setor Norte.
Recanto das Emas - Quadra 201, Lotes 5/6, Loja 3, Avenida Buriti.
Samambaia - QS 404, Conjunto A, Loja 3.
Santa Maria - CL 114, Lote D, Loja 125, Santa Maria Shopping.
São Sebastião - Avenida Comercial, Lote 1381, Agrovila I.

NA HORA:
Plano Piloto - Estação Rodoviária, Subsolo, plataforma do metrô.
Taguatinga - Shopping Top Mall, CNB 12, 3º andar.
Ceilândia - QNN 12, Via NM 12A, Lote 18/21.
Sobradinho - Quadra Central, Bloco 11, Lote 7, Serra Shopping, Subsolo.
Gama - AE 1, Setor Central, Shopping do Gama.
Riacho Fundo - QN 7, AE 1, Shopping Riacho Mall, Riacho Fundo I.

Quase 80% das instituições identificadas pelo governo com alguma inconsistência tributária ajustaram suas contas em tempo e efetivaram o pagamento do imposto


Programa de monitoramento da Fazenda incentiva regularização fiscal

 
Programa de monitoramento da Fazenda incentiva regularização fiscalFoto: Pedro Ventura
Um sistema de monitoramento realizado pela Secretaria de Fazenda - com o cruzamento de dados da receita distrital e dos valores declarados nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e nos Livros Fiscais Eletrônicos (LR-e) dos estabelecimentos – tem alcançado um alto índice de eficiência para a regularização das empresas. Dentre as 324 instituições notificadas na primeira fase do programa, quase 80% corrigiram os problemas apontados pela fiscalização ou regularizaram as pendências.

Esse ajuste resultou no incremento de R$ 6,5 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) efetivamente recolhidos ou parcelados. Isso foi possível porque, em 2012, a Secretaria de Fazenda modificou as estratégias de fiscalização tributária, reforçando as atividades de monitoramento e investindo em tecnologia.

Neste ano, a Secretaria de Fazenda pretende ampliar o programa de monitoramento com a utilização de todas as informações disponíveis para acompanhar o comportamento tributário das empresas e identificar eventuais inconsistências. "O objetivo principal é evidenciar a presença do Fisco e estimular o cumprimento voluntário das obrigações tributárias", enfatizou a secretária-adjunta de Fazenda, Márcia Robalinho.

Regularização – O prazo para a empresa regularizar sua situação de forma espontânea terminou em 20 de janeiro. Os estabelecimentos que não conseguiram resolver as pendências vão sofrer ação fiscal. As multas são de até 200% sobre o valor do imposto devido.

Além da notificação, os contribuintes irregulares foram avisados sobre os problemas pelo portalAgenci@net. Para facilitar o acesso do contribuinte, as inconsistências podem ser corrigidas no próprio site.
 

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha alcança 89% de conclusão


  Secretaria de Comunicação Social

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha alcança 89% de conclusãoFoto: Brito
Cerca de 40% das treliças da cobertura, cada uma com 68m de comprimento e 12m de altura, já foram içadas
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha encerrou o mês de janeiro com 89% das obras concluídas. A construção segue em ritmo acelerado e cumpre o cronograma estabelecido pela FIFA. A Ecoarena será palco, em 15 de junho, da abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013 e receberá o número máximo de jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014, sete ao todo.

"Estamos na reta final e a todo vapor. Temos várias frentes de trabalho que atuam no acabamento da estrutura, dos vestiários aos camarotes; na preparação das arquibancadas para a colocação das cadeiras; e no içamento das treliças que servirão de base para a membrana da cobertura. A inauguração do estádio será feita em 21 de abril, data do aniversário de Brasília", comemora o governador Agnelo Queiroz.

Atualmente, cerca de 40% da segunda fase da montagem da cobertura – que consiste na instalação das treliças, estruturas constituídas por tubos metálicos – já está concluída. No total, serão 48 armações, cada uma com 68m de comprimento e 12m de altura, conectadas aos cabos de sustentação içados no fim de dezembro. A terceira e última etapa da cobertura, que será iniciada em breve, será a colocação da membrana.

A cobertura do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é uma das inovações tecnológicas que a obra exibe. Funcionando como sistema de "roda de bicicleta invertida", ela é composta por uma estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas e revestida por uma membrana de 90 mil m².

Além da cobertura, importantes etapas da obra da Ecoarena estão com execução avançada, como as áreas de alvenaria, divisória e piso, que registram 90% de conclusão. As instalações elétricas estão com 79% de finalização, mesmo percentual das instalações hidráulicas e sanitárias.

Vale lembrar que já estão prontas as arquibancadas inferior, superior e intermediária; os 288 pilares, com mais de 36m de altura livre e que rodeiam a arena formando a área de acesso, e o anel de compressão, com 1km de extensão por 22m de largura.

Legado – A Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014 são grandes potencializadores de investimentos importantes para a capital federal. Apenas pelo fato de Brasília ser sede dessas competições, o governo federal está investindo mais de R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura, mobilidade urbana e segurança no DF, o que comprova o poder transformador desses eventos.

Além da construção do Estádio Nacional, que será um instrumento de desenvolvimento econômico e social, com geração de emprego e renda, a área central da capital federal será reestruturada a partir de um conjunto de projetos de urbanização e paisagismo. As obras vão melhorar o fluxo de pedestres, ciclistas e veículos em um raio de 3km da Ecoarena, além de integrar áreas do Entorno que hoje estão isoladas e contribuir com a sustentabilidade em toda a região.

"Vamos revitalizar a área central, priorizando a acessibilidade do pedestre e do ciclista e criando áreas de convivência, como o Jardim Burle Marx, entre a Torre de TV e a Rodoviária do Plano Piloto. São inúmeras intervenções que serão realizadas antes da Copa das Confederações, entre a Copa das Confederações e a Copa do Mundo e após a Copa do Mundo. Todas com foco no cidadão brasiliense, no legado que ficará para a cidade e no atendimento aos turistas durante os grandes eventos internacionais", afirmou o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro.

Ecoarena – O estádio caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum ― entregue após a conclusão da obra ― é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Hoje, nenhum estádio de futebol no mundo possui o selo Platinum.

O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto. São usados materiais recicláveis ou reciclados na construção. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou em cooperativas de reciclagem do Distrito Federal.

Multiuso – O estádio terá assentos marcados e retráteis, a uma distância inicial de apenas 7,5m do campo de futebol. Este, por sua vez, foi rebaixado 4,8m de sua altura original, permitindo maior visibilidade para todo o público. Todos os cerca de 71 mil assentos serão cobertos.

Construído como arena multiuso, a estrutura é adaptada para a realização de grandes eventos nacionais e internacionais. O estádio passará por licitação para que uma empresa especializada em entretenimento o administre e garanta um calendário de eventos, aquecendo, assim, o setor de Serviços, como bares, hotéis, restaurantes e táxis. Será um centro de convivência e lazer, com teatro, cinema, dois restaurantes, lanchonetes, bares e lojas. Dessa forma, haverá geração de emprego e renda e melhor qualidade de vida para a população.

GDF apresenta medidas para democratizar a orla do Lago Paranoá


  Evelin Campos, da Agência Brasília

GDF apresenta medidas para democratizar a orla do Lago ParanoáFoto: Brito
Todas as providências vão levar em consideração os direitos dos moradores. Estão previstas a fiscalização das construções e a recuperação ambiental da Área de Preservação Permanente

O Governo do Distrito Federal (GDF) cumpriu a decisão da Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF e informou, na sexta-feira (1°), as medidas que serão adotadas dentro do Plano de Democratização da Orla do Lago Paranoá. O objetivo é preservar a natureza do local e ampliar o acesso para práticas de lazer, cultura e turismo, respeitando integralmente os direitos dos moradores.

"Por determinação do governador Agnelo Queiroz, a solução para a Área de Preservação Permanente deve levar em conta a situação dos envolvidos. Todos os interessados serão ouvidos individualmente e informados sobre a decisão judicial e as providências a serem tomadas, com todo o respeito aos direitos de cada um", explica o consultor jurídico do GDF, Paulo Guimarães.

A determinação judicial envolve quatro obrigações: fiscalização, recuperação ambiental, zoneamento ecológico e plano de manejo da Áreas de Preservação Permanente (APP), além de Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) e do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCUB).

O plano de zoneamento ecológico e de manejo da APP já foi elaborado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O Executivo, por sua vez, enviou à Câmara Legislativa os projetos de lei da LUOS e do PPCUB.

A manifestação entregue pelo GDF será avaliada pelo juiz, que ouvirá o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e poderá, a partir daí, fazer eventuais adequações. O GDF apresentará, semestralmente, relatórios de execução das medidas determinadas pela Justiça.

Regularidade – Há seis meses, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) proferiu sentença que prevê a correção de todas as irregularidades na orla do Paranoá.

O governo está fazendo um levantamento detalhado das construções na orla e da situação de cada morador do local. O estudo apontará, entre outras coisas, o tamanho das propriedades, quem são os ocupantes e qual a melhor alternativa para recuperar o meio ambiente, em benefício de toda a coletividade.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Anúncio para contratação de estagiário IFB- Campus São Sebastião


Estamos contratando estagiário de nível médio para atuar na área administrativa.

Não é preciso experiência.

O estagiário precisará desenvolver tarefas na área administrativa. Operar equipamentos diversos. Realizar entregas e recebimentos de documentos e materiais. Manter organizados documentos e/ou materiais em geral. Preparar instalar e desinstalar equipamentos de áudio e vídeo e acessórios.

Requisitos necessários:
                   Cursando o ensino médio. Preferencialmente entre o 1º e o 2º  ano do ensino médio;
                   Informática em nível de usuário, precisando saber operar: internet, word, excel, power point;
                   Predisposição para aprendizagem;
                   Senso de organização;
                   Responsável;
                   Comunicativo.

Horário de trabalho: Jornada de 6h (seis horas)
01 vaga para tarde
01 vaga para noite

Oferecemos
Bolsa no valor de R$ 290,00   + R$ 132,00 Auxílio Transporte = Total= R$ 422,00

Ambiente acolhedor e receptivo para a aprendizagem e desenvolvimento do estagiário.


Enviar currículo até o dia 11/02/2013 para:


ou

entregar na recepção do IFB:  Bairro São Bartolomeu, área especial, quadra 2, São Sebastião. Próximo a Vila Olímpica

Polícia apreende média de 51 pessoas e sete armas por dia no DF


Balanço de 2012 mostra que operações integradas das polícias apreenderam mais drogas e armamentos que em 2011


Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, divulgados nesta segunda-feira (4/2), mostram que a quantidade de prisões em 2012 foi maior que em 2011. Ao todo 11,5 mil maiores de idade foram detidos no último ano, média de 31 suspeitos presos por dia. Em 2011, a secretaria contabilzou 10,7 mil prisões. Os números de apreensões a menores infratores  também chamam a atenção: ao todo, 7.366 jovens foram apreendidos suspeitos de praticarem atos infracionais análogos a crimes como homicídios, latrocínios e sequestros relêmpago. A média é de 20 por dia.

 (Ed. Alves/CB/D.A Press)

A secretaria também registrou queda no indíce de homicídios: em janeiro de 2011, 56 mortes violentas foram registradas, contra 48 no mesmo mês do ano passado e 41 no início deste ano.

Ações integradas das polícias Civil e Militar tiraram de circulação, em 2012, 1,2 tonelada de maconha e mais de 100 quilos de cocaína. Foram 2,5 mil armas apreendidas, entre revólveres, pistolas e fuzis. A média foi de sete armas apreendidas por dia em alguma das cidades do DF; quanto a localização de veículos roubados ou furtados, 7.336 carros que estavam nas mãos de criminosos foram recuperados pela polícia.
 
 (Ed. Alves/CB/D.A Press)


Leia mais notícias em Cidades


A secretaria informou ainda, que ocorreu uma redução de todas as naturezas criminais nos últimos oito meses do ano passado, em comparação ao mesmo período de 2011. Essa diminuição na criminalidade, deve-se, segundo a secretaria, ao início das atividades do Programa Ação Pela Vida, desde abril de 2012.

“Nunca na história do Distrito Federal se prendeu tantos criminosos em um período de apenas um ano. Conseguimos retirar de circulação uma quantidade impressionante de armas, que poderia ter sido usada para cometer algum homicídio. Os números representam um esforço conjunto entre todas as quatro forças que formam a segurança pública do DF”, destacou o secretário de segurança pública, Sandro Avelar.

Fonte:www.correiobraziliense.com.br

Detran propõe curso obrigatório mais barato a motoboys, após impasse



Apenas 7,5% dos profissionais já realizaram o curso. A decisão depende agora do Denatran


O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) quer disponibilizar um curso teórico aos motoboys a um terço do valor cobrado pelo mercado. A proposta foi levantada em reunião entre o Detran, a Secretaria de Transportes e representantes dos motociclistas profissionais, na manhã desta segunda-feira (4/2) para discutir as novas regras impostas por duas resoluções do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Denatran delibera sobre as alterações sugeridas ainda nesta tarde.

Motoboys e mototaxistas durante a manifestação que ocorreu na última sexta-feira na Esplanada dos Ministérios. (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Motoboys e mototaxistas durante a manifestação que ocorreu na última sexta-feira na Esplanada dos Ministérios.


A proposta do Detran é realizar um rodízio entre os motoboys para fazer o curso na única escola que oferece as aulas, o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), tendo em vista a alta da demanda. Apenas 7,5% dos profissionais já fizeram o curso. De acordo com o Detran, a expectativa é que em até seis meses, todos os motoboys já tenham realizado o curso.

Outra reivindicação dos profissionais se refere aos coletes obrigatórios. Segundo os motoboys, o governo prometeu doar 10 mil coletes. O Detran pretende fazer um acordo com o BRB para o que o banco ofereça os coletes.

Fonte: www.correiobraziliense.com.br

Durante eleição da Mesa Diretora, Tiririca conta piada aos parlamentares





Em um momento de descontração, durante o pleito que elegeu, nesta segunda-feira (4/2) a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o deputado Tiririca (PR-SP) foi flagrado contando piadas ao deputado Romário (PSB-RJ). O comediante circulou pelo plenário contando anedotas impublicáveis a outros parlamentares. ( Iano Andrade/CB/D.A Press)
Em um momento de descontração, durante o pleito que elegeu, nesta segunda-feira (4/2) a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o deputado Tiririca (PR-SP) foi flagrado contando piadas ao deputado Romário (PSB-RJ). O comediante circulou pelo plenário contando anedotas impublicáveis a outros parlamentares.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

GDF garante transporte da população para o carnaval



  Marôa Pozzebom, da Agência Brasília


GDF garante transporte da população  para o carnavalFoto: Roberto Barroso
Os foliões poderão contar com linhas extras de ônibus que ligam as cidades do DF à Rodoviária do Plano Piloto, onde haverá transporte gratuito para a área do desfile
Durante visita à Passarela da Alegria, no sábado (02/02), o governador Agnelo Queiroz anunciou o esquema de transporte preparado especialmente para o carnaval. Nos dias de festa, haverá mais linhas à disposição dos foliões, e as viagens da Rodoviária do Plano Piloto ao local dos desfiles das escolas de samba serão gratuitas.
 
"Vamos ter ônibus circulando durante todo o carnaval, inclusive fazendo a ligação da Rodoviária com a passarela do samba de forma gratuita e com tempo de espera de nove minutos. A população terá toda a tranquilidade com o reforço nas linhas e o apoio do Metrô. Portanto, vamos ter aqui um carnaval da harmonia, com alegria, paz e segurança para todos", garantiu o governador Agnelo Queiroz.
 
Pelo menos 200 ônibus extras ligarão as regiões administrativas à Rodoviária do Plano Piloto, das 18h às 4h da manhã, nos quatro dias de festa – de sábado (9) a terça-feira (12). A maior concentração de veículos será no horário de retorno para casa, entre 2h e 4h. Por motivo do segurança, o Metrô-DF encerrará suas atividades sempre às 2h.
 
A ligação entre a Rodoviária e a Passarela da Alegria ficará a cargo de quatro ônibus da TCB. Esse transporte será gratuito e estará disponível das 18h até o fim dos desfiles (pouco antes das 4h). Os veículos da empresa farão, no total, 97 viagens diárias, em um percurso de 6,47km. O trajeto, que começa na Rodoviária, vai até a Passarela da Alegria, com retorno em frente ao Palácio do Buriti em direção ao ponto de partida.
 
Metrô – Entre o sábado de carnaval (9) e a quarta-feira de Cinzas (13), o Metrô-DF também estará em funcionamento especial. Confira os horários:


•         Sábado (9): das 6h às 2h de domingo;
•         Domingo (10): das 7h às 2h de segunda;
•         Segunda (11) e terça-feira (12): das 6h às 2h do dia seguinte;
•         Quarta-feira (13): das 6h às 23h30;
•         Diariamente, após a meia-noite, só será possível embarcar na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto).
 
Passarela da Alegria - A estrutura do local que será palco do desfile de 20 escolas de samba e com programação de quatro dias de folia está praticamente pronta. O GDF atendeu a reivindicação das agremiações que realizam o carnaval no DF e garantiu a volta do desfile para o Plano Piloto. A previsão é que cerca de 20 mil foliões, por dia, participem da festa. Neste ano, o GDF destinou R$ 5,6 milhões para o carnaval, que terá uma escola a mais.
 
"Está tudo pronto para a festa. Estamos montando uma estrutura profissional com segurança e conforto para os passistas, mas também para o público e as escolas de samba. E a população também poderá contar com o apoio de vários órgãos públicos, como Vara da Infância e da Juventude, Samu, Defesa Civil e todas as áreas de segurança", destacou o governador Agnelo Queiroz.
 
As agremiações desfilarão na Passarela da Alegria, no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. A área total ocupará cerca de 35 mil m², onde ficarão camarotes, arquibancadas, tendas, palco, camarins, salas de produção, além de banheiros químicos e pista com 300m de comprimento e 13m de largura.
 
Segurança – O policiamento ostensivo ficará por conta dos 2.325 PMs designados para fazer a segurança durante os quatro dias. Também foram escalados mais 16 policiais civis para as delegacias especializadas e 524 bombeiros para realizar vistorias técnicas e atendimento pré-hospitalar.
 
Antes do início do desfile, o Corpo de Bombeiros fará vistorias em todas as arquibancadas e saídas de emergência. A localização dos extintores de incêndio também será conferida. O local será liberado somente após a análise de todos os itens de segurança.
 
O Detran mobilizará 104 agentes na fiscalização do trânsito e na sinalização, desvio e bloqueio de vias. As equipes prometem rigor na realização de blitze e testes do bafômetro.
 
Blocos Populares - A programação inclui eventos em outros locais e deve atrair cerca de 100 mil foliões. Haverá atrações no Gran Folia, na Esplanada dos Ministérios, e a passagem dos blocos de rua por várias quadras do Plano Piloto. Bandas, grupos musicais, DJs e blocos tradicionais, como o Galinho de Brasília, o Pacotão e o Mamãe Taguá, movimentarão todo o DF. O governo local investiu R$ 1,4 milhão no desfile dos blocos tradicionais, mesmo valor do ano passado.
 
Crianças - As carteirinhas e pulseiras de identificação infantil podem ser adquiridas gratuitamente no período de 4 a 13 de fevereiro, nos postos da PM espalhados pela cidade ou pela internet. São necessárias uma foto 3x4 e a certidão de nascimento.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Agnelo convoca o maior número de professores da história



Governador anuncia a maior convocação de concursados para a Educação já realizada no DF. De uma única vez, serão chamados 1.688 profissionais para assumirem imediatamente suas vagas na rede pública de ensino

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou hoje a convocação de 1.688 professores concursados, de 29 disciplinas, para reforçar os quadros em todas as cidades do DF no início do ano letivo de 2013. O chamamento será publicado na edição desta segunda-feira (4) do Diário Oficial do Distrito Federal. As aulas para os quase 500 mil alunos das 652 escolas públicas do DF começam em 14 de fevereiro.

O anúncio foi feito durante reunião com a direção do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) e uma comissão de concursados, no Palácio do Buriti. “Nunca uma gestão do GDF realizou uma convocação de tantos concursados de uma única vez. É uma conquista muito importante para os professores, que tinham essa reivindicação histórica, para o Governo do Distrito Federal e para a sociedade do DF”, destacou Agnelo Queiroz. “Esse número vai fazer uma grande diferença na rede de ensino do Distrito Federal”, afirmou Rosilene Corrêa, diretora do Sinpro.  O sindicato colaborou com o governo no trabalho prévio à convocação.

 A Secretaria de Educação recebeu 40 mil novos pedidos de matrícula para 2013. Para o governador, essa alta procura por vagas é uma prova do carinho e do respeito da população com a rede pública de ensino. “Essa convocação atende, principalmente, a necessidade real de nossas escolas. Chamamos mais profissionais com carga horária adicional, para as cidades e disciplinas com maior carência”, detalhou.

Ao todo, serão chamados 389 profissionais com carga de 20 horas semanais e 1.299 para trabalhar 40 horas. O maior reforço é de professores das disciplinas com maior déficit: atividades (ensino fundamental nível1), língua portuguesa, matemática e inglês. Da mesma forma, a maioria dos profissionais irá para as cidades com mais demanda, como Ceilândia, São Sebastião e Santa Maria, entre outras. 

Impacto – As novas contratações terão um impacto de aproximadamente R$ 108,2 milhões na folha de pagamento da Educação. Esse valor representa cerca de 2% do orçamento total da área (mais de R$ 5 bilhões). O secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, ressaltou que uma convocação de tantos profissionais ao mesmo tempo só foi possível após um esforço conjunto de todo o governo para equilibrar as contas públicas.

“Adotamos medidas duras de contenção ao longo de 2012, não permitimos inchaço nas folhas de pagamento e conseguimos nos afastar do Limite Prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso permite novas contratações em áreas estratégicas, como Educação, Saúde e Segurança Pública”, avaliou Lacerda. “Estamos recompondo a estrutura do Estado, que estava totalmente desestruturada”, acrescentou.

A convocação de novos concursados se soma a outras medidas que a atual gestão já havia adotado para reforçar os quadros da Educação. Em outubro de 2012, o GDF prorrogou por mais dois anos o prazo de validade do concurso realizado em 2010 para professor de educação básica da rede pública – o período de prorrogação começou a valer em 31 de dezembro do ano passado.

Além disso, entre 2011 e 2012 foram nomeados 1.807 profissionais para Educação, entre professores, auxiliares e equipe administrativa. Com a nova convocação, mais de 90% dos educadores do banco de concursados estarão incorporados à rede pública de ensino. “Agora, teremos praticamente só um número residual de professores disponível. Por isso, já temos que começar a preparar um novo concurso público nessa área”, informou o governador.

Temporários –  dos concursados, o GDF também convocou, ao longo desta semana, 3 mil profissionais temporários. “Eles também são muito importantes para o funcionamento da nossa rede e foram chamados para cobrirem as ausências temporárias de professores que assumem cargos de direção, coordenações pedagógicas ou pedem afastamentos por motivos de saúde ou licenças”, detalhou o governador.

Para o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, esse conjunto de medidas garante, principalmente, tranquilidade no início do ano letivo. “Adotamos todas as providências para receber bem nossos alunos a partir do dia 14. Teremos professores efetivos em sala de aula, temporários substituindo as ausências que surgirem e escolas recuperadas. Durante o período de férias, reformamos 392 colégios públicos”, acrescentou o secretário.

NOVOS SERVIDORES
Confira abaixo a distribuição dos novos profissionais por disciplina e carga horária.

COMPONENTE CURRICULAR
NOVAS NOMEAÇÕES
20 HORAS
40 HORAS
Administração
2
1
Artes
40
87
Atividades
20
926
Biologia
44
40
Eletrônica
2
-
Farmácia
2
-
Filosofia
13
5
Informática
10
-
Língua Portuguesa
75
86
Matemática
65
55
Música – Proteção ao Trabalho
1
1
Odontologia
-
2
Psicologia
3
-
Sociologia
25
4
Telecomunicações
3
-
Química
20
10
Física
15
05
LEM/Francês
1
2
LEM/Inglês
30
64
LEM/Espanhol
10
2
Música/Câmara Erudita
2
2
Música/Musicalização Infantil
-
2
Música/Piano Correpetição
1
-
Música/Piano Erudito
1
-
Música/Piano Suplementar
2
1
Música/Regência de Banda
-
2
Música/Saxofone
1
-
Música/Violão Popular
-
2
Música/Violino
1
-
TOTAL
389
1.299
TOTAL GERAL
1.688

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133