sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Programa de Pós-Graduação da UnB realiza Seminário de Análise Estrutural do Turismo




Centro de Excelência em Turismo da UnBCentro de Excelência em Turismo da UnBFOTO: Bruno Pinheiro
Nos próximos dias 04 a 08 de fevereiro aqueles que têm interesse em estudar e compreender o fenômeno do turismo e reconhecer o potencial de cada região poderá participar do seminário “Análise Estrutural do Turismo”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Excelência em Turismo da UnB, que acontecerá no módulo central do CET/UnB.
O seminário tem por objetivos compreender o turismo como um fenômeno sistêmico complexo e multissetorial; diagnosticar o potencial regional de recursos turísticos em suas características diferenciais na segmentação do mercado; analisar a organização institucional e legal do Turismo e a existência de políticas, planos ou programas públicos e privados específicos; identificar os sistemas de governança local e regional de turismo considerando os primeiro, segundo e terceiro setores; projetar as perspectivas emergentes de comparatividade e competitividade entre mercados turísticos a partir da ótica de clusters; e oferecer uma visão do processo de globalização do turismo e debater a competitividade do produto turístico do Brasil, do Mercosul e da América Latina no mercado global, por meio de uma estratégia de multidestinos.
Durante os encontros serão discutidos temas como “Fundamentos da teoria do sistema aplicados ao turismo- o modelo do SISTUR”; “Discussão do papel do Estado e da iniciativa privada no processo de planejamento e gestão estratégica do Turismo, examinando a competência administrativa e jurisdicional dos órgãos públicos de Turismo e sua necessária e consequente ação intersetorial”.
No evento também serão analisados o sistema de parceria com a iniciativa privada e a inserção e integração do setor às demais atividades produtivas da economia para a definição de políticas coerentes e realistas, levando em conta as condicionantes geoeconômicas e geoestratégicas do país e de suas regiões, mediante pesquisa dos múltiplos aspectos que compõem o complexo Sistema de Turismo.
O seminário será desenvolvido de forma a garantir que os participantes tenham acesso à teoria, mas também coloquem em prática o que aprenderam. Das 14h às 18h, serão ministradas as partes teóricas e das 18h30 às 21h, serão realizados em formato de Oficina, em equipes, onde um estudo de caso (de uma cidade turística) será construído e levantadas hipóteses, que serão aprofundadas durante as aulas dialogais para, depois responder aos problemas gerados.
Palestrantes
O palestrante Mário Beni é professor titular da ECA/USP aposentado, membro da Academia Internacional de Turismo e da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; da Associação Mundial de Experts em Turismo (AIEST) e da Associação Mundial de Formação Profissional em Hotelaria e Turismo (Amforth) e membro efetivo do Conselho Nacional de Turismo (CNT). É autor do clássico Análise Estrutural do Turismo, que já está em sua décima edição.
Marutscha Moesch é doutora em Turismo pela USP e professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UnB. Tem inúmeras publicações sobre o tema turismo, entre elas A Produção do Saber Turístico.
Mais informações: 3107-5961 (de 8h às 13h) / 8179-2089, com Laís Martins.
Serviço:
Evento: Seminário Análise Estrutural do Turismo
Data e hora: de 04 a 08 de fevereiro/2013 – nos horários de 14 às 18h e 18h30 às 21
Local: Módulo Central do Centro de Excelência em Turismo da UnB Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Asa Norte, Brasília/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133