quinta-feira, 8 de março de 2012

Atendimento acolhedor na delegacia da mulher



A unidade passou por reforma e ampliação para amparar e garantir a privacidade das vítimas

Brasília, 8 de março de 2012 - A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do Distrito Federal foi entregue na manhã desta quinta-feira, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Localizada nas entrequadras 204/205, na Asa Sul, a unidade passou por reforma e ampliação para atender à crescente demanda. “Identificamos novas necessidades da delegacia, que já estava pequena para o volume de serviços. Além disso, precisávamos de um efetivo maior e não tínhamos sala para colocar todos os servidores”, explicou a delegada-chefe da Deam, Ana Cristina Melo.

Em 2011, o total de ocorrências de violência contra a mulher em todo o Distrito Federal foi de 15.152, sendo 3.171 apenas na Deam. No primeiro bimestre deste ano, o departamento recebeu mais de 500 denúncias. O aumento de registros é reflexo da consciência que as mulheres vêm tomando, justificou Ana Cristina. “Acreditamos que o tema está sendo mais divulgado e a mulher está mais ciente de seus direitos, do que fazer e de quem procurar”, afirmou. A secretária da Mulher, Olgamir Amancia, reforçou o novo comportamento da população feminina. “O DF não está se tornando mais violento. As mulheres é que têm criado coragem para denunciar”, declarou.
 
Reforma – O projeto de reestruturação da delegacia foi orientado a partir da proposta de acolher e garantir a privacidade das vítimas. Além da pintura e da instalação de pisos novos, sensores de presença e vidros blindex, a reforma incluiu a criação de espaços de atendimento reservado e a ampliação física de setores já existentes. A partir de agora, a vítima tem a facilidade de registrar ocorrência em guichês individuais ou prestar depoimento em salas exclusivas. O atendimento psicológico ganhou um espaço mais amplo, assim como as seções especializadas de investigação e de repressão ao estupro.

A sala de reconhecimento foi modernizada com a instalação de um sistema de áudio. “Muitas vezes, a mulher foi estuprada à noite e não tem condições de reconhecer o agressor, mas gravou bem a voz dele”, salientou a delegada-chefe Ana Cristina Melo. E os filhos das vítimas contam agora com uma brinquedoteca. “É necessário que a criança fique em um lugar apropriado enquanto a mãe registra a denúncia”, explicou Ana Cristina.

Um pequeno auditório, novos computadores e móveis mais modernos completam o ambiente e facilitam o trabalho dos servidores, que passaram a dispor da comodidade de uma copa e de alojamentos.

A delegacia também tem disponível uma sala para a realização de um projeto que será executado em parceria com o Juizado Especial de Violência Doméstica do Núcleo Bandeirante e o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Uma vez por semana, estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Assistência Social farão atendimento voluntário às vítimas.

Para o diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Luiz Xavier, a reforma demonstra o compromisso do DF em aprimorar as práticas da delegacia e oferecer um serviço público de qualidade. “A grande marca da Deam, que é destaque internacional por seus programas, é evitar a revitimização da mulher por apurações cobertas de preconceito. Aqui, as policiais amenizam o momento difícil”, afirmou Xavier.

Homenageadas com flores durante a cerimônia, as ex-delegadas-chefes da Deam elogiaram as novas instalações. A primeira a conduzir a unidade, Oneide de Fátima Freitas, considerou a reforma uma evolução. “Tudo precisa ser modernizado. Começamos com tudo pequeno e hoje o que vejo é um prédio grande e arejado para a mulher e para a cidade”, acentuou Oneide.

Melhor do Brasil – Referência nacional no acolhimento a mulheres vítimas de violência, a Deam foi criada em 1986 para oferecer cobertura policial diferenciada ao público feminino.

A equipe, formada por oito delegadas e 50 servidores, entre agentes e escrivães, atende por escala em plantões de 24 horas por dia, sete dias na semana.

A entrega da unidade reformada foi acompanhada pelo diretor-geral da Polícia Civil do DF, Jorge Luiz Xavier; pelo secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel; pela secretária de Promoção da Igualdade Racial, Josefina Serra dos Santos; pelo subsecretário de Segurança Pública, Jooziel de Melo Freire, representando o secretário Sandro Avelar; e pela delegada-chefe da Deam, Ana Cristina Melo.


-- 
Mais detalhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133