DAQUI, o Jornal do Distrito Federal

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Obras de urbanismo e paisagismo para revitalizar área central de Brasília


Vinculado à realização da Copa do Mundo de 2014, conjunto de projetos teve aprovação popular e seguirá para processo licitatório

Foi realizada na última quarta-feira (7), no auditório da Novacap, audiência pública para debater um conjunto de projetos de urbanização e paisagismo relacionados à Copa do Mundo de 2014. As obras, estimadas em cerca de R$ 360 milhões, revitalizarão toda a área central da cidade, num raio de 3km do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Com a conclusão da audiência, os projetos seguirão para processo licitatório.

Durante a audiência, que recebeu ampla aprovação popular, foi feita uma apresentação de slides, com fotos, plantas e projeções futuras, para mostrar como esse conjunto de obras atenderá às necessidades da capital federal. As obras vão melhorar o fluxo de pedestres, ciclistas e veículos, integrar áreas do Entorno que hoje estão isoladas e contribuir com a sustentabilidade em toda a região.

Entre as intervenções, estão previstos dois túneis para pedestres e ciclistas: o primeiro para ligar o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães e, o segundo, entre o Clube do Choro e o Parque da Cidade. Além disso, serão construídas novas calçadas com acessibilidade no Eixo Monumental e nos setores hoteleiros Norte e Sul, ciclovias e, até, uma interligação para veículos entre a W4 Norte e a W5 Sul, chegando até o Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

Um dos últimos projetos do paisagista Burle Marx também será contemplado. Nele é prevista a criação de uma área de convívio e lazer entre a Torre de TV e a Rodoviária do Plano Piloto. Haverá plantio de árvores em toda a sua extensão, construção de um grande e belo espelho d'água com canteiros em seu interior, novas calçadas, ciclovias, bancos, entre outros.

Segundo o secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Claudio Monteiro, a audiência pública é fundamental, não só pelo rigor da lei, mas também pela participação popular. “É importante mostrar que o projeto apresentado visa a efetivamente melhorar a qualidade de vida da população, já que prioriza pedestres, ciclistas e motoristas da cidade", ressaltou.

Claudio Monteiro também destacou os benefícios que as obras trarão para a capital, que vão além da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. “Ao longo dos seus 52 anos, Brasília teve parte dos seus equipamentos destruídos, como é o caso das calçadas. Há uma preocupação em deixar a cidade cada vez mais preparada para o futuro”, completou o secretário.

Um dos participantes da audiência foi o engenheiro Lucas Timponi, que assistiu à apresentação para entender o projeto do governo para o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. “As explicações foram essenciais para esclarecer o pacote de obras para a Copa do Mundo. A integração dos projetos para pedestres e ciclistas foi uma novidade para mim”, comentou.

A mesa de apresentação contou com a presença do secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Claudio Monteiro; do presidente da Novacap, Nilson Martorelli; da diretora de Obras Especiais da Novacap, Maruska Lima; do secretário de Transporte do Distrito Federal, José Walter Vasquez; e do subsecretário de Planejamento da Secretaria de Habitação, Rômulo Andrade.

Lista de obras:
- Ligação para veículos entre a W4 Norte e a W5 Sul
- Túnel de pedestres para ligar o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães
- Túnel de pedestres para ligar o Clube do Choro ao Parque da Cidade
- Área Central
- Entorno do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
- Ligação do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha ao Autódromo Nelson Piquet
- Calçadas, ciclovias e paisagismo (projeto de Burle Marx)
- Calçadas do Eixo Monumental
- Calçadas entre setores hoteleiros Sul e Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário