terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Investimento no esporte universitário


No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz abordou os investimentos no esporte universitário e o planejamento que está sendo realizado para que Brasília receba os eventos esportivos dos próximos anos

Brasília, 06 de dezembro de 2011 – Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz abordou a candidatura brasiliense à sede da Universíade, os investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) no esporte universitário e os preparativos para os eventos esportivos que serão realizados nos próximos anos na Capital Federal, como a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Agnelo Queiroz iniciou o programa destacando a participação de Brasília na disputa para sediar a Universíade de 2017, terceiro maior evento esportivo mundial após a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Brasília disputava com Taipei (Taiwan) para sediar o evento: por 13 votos a 9, os organizadores decidiram manter a Universíade na Ásia. Para o governador, a experiência foi muito positiva.

Nosso esforço e nossa candidatura foram consistentes, ganharam mentes e corações em Bruxelas (Bélgica). Todos reconheceram que era a melhor candidatura porque a América do Sul não realiza esses jogos há mais de 50 anos”, destacou. “Nossa luta para trazer a Universíade para Brasília não se encerra agora. Perdemos uma batalha, mas vamos ganhar uma guerra. Para isso, vamos continuar investindo na cidade, na estrutura esportiva. Temos que investir muito no esporte universitário. Um bom exemplo hoje é o time de basquete do UniCeub. É profissional e projeta a universidade e a cidade para todo o Brasil”, observou.

A reforma do Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB) e o investimento no desporto universitário, adiantou Agnelo Queiroz, são prioridades da atual gestão. “Conseguimos uma emenda no Congresso Nacional, no Plano Plurianual Anual, de R$ 230 milhões para a Universidade de Brasília até 2015. Vamos lutar para manter essa emenda no PPA e a cada ano colocar recurso no orçamento correspondente a essa emenda para o Centro Olímpico da UnB”, informou o governador. “Vamos continuar investindo no esporte universitário, nos equipamentos, nas estruturas públicas do esporte universitário, fazer parceria com as universidades, traçar uma política para incrementar a prática do esporte na universidade, inclusive com bolsas para os atletas, para que eles possam estudar e treinar. Este é o nosso grande objetivo”, apontou.

Agnelo Queiroz ressaltou a importância das escolas e universidades na formação de atletas. “Hoje, com os avanços, é indispensável formar o atleta na escola e continuar na universidade com uma bolsa. Se o atleta não for um grande campeão, ele será um cidadão preparado para a vida. Esse é o grande objetivo”, ressaltou. Com esse foco, o GDF já inaugurou centros olímpicos no Gama, em São Sebastião, em Sobradinho, em Ceilândia e em Samambaia. “E vamos continuar com os outros: Brazlândia, Santa Maria, Riacho Fundo e Estrutural”, informou.

Grandes eventos – O governador destacou também que os grandes eventos esportivos que serão realizados nos próximos anos são uma oportunidade para mostrar Brasília para todo o mundo. Em 2013, a cidade sediará a abertura da Copa das Confederações e a Gymnasíade, que é uma Olimpíada Escolar Mundial para jovens de 14 a 17 anos. Em 2014, será a vez da Copa do Mundo de Futebol, quando a capital receberá sete partidas: ao menos uma delas da Seleção Brasileira. Teremos a Copa América, em julho de 2015, e partidas de futebol, masculino e feminino, dos Jogos Olímpicos de 2016.

Agnelo Queiroz ressaltou que o governo está colocando em prática o planejamento para receber essas grandes competições. “Elas movimentam a economia e geram oportunidade de emprego, de renda. Brasília está no circuito do calendário internacional porque meu governo está investindo de forma responsável e cumprindo o planejamento elaborado”, assegurou o governador. “As obras do Estádio estão adiantadas, estamos organizando também a parte de infraestrutura, com uma reforma importante no aeroporto, ampliação da rede hoteleira, melhoria na mobilidade urbana, da saúde, da segurança, do transporte público. O que mais interessa é que fica um legado, fica a oportunidade e melhoria da vida da população do Distrito Federal”, encerrou.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido todas as terças-feiras pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência nas ações públicas, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, inauguração do Hospital da Criança de Brasília e cuidados com a infância. Todo o conteúdo está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.


--
Mais detalhes
Secretaria de Comunicação
Governo do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133