A
psicopedagogia é uma área de estudo que está voltada para a questão da
aprendizagem humana. Trabalha além das aprendizagens escolares, porque não se
pode falar desta, desvinculada à aprendizagem humana, pois os pré-requisitos
para a aprendizagem escolar dependem da história de aprendizagem do ser humano.
O que estuda a psicopedagogia?
O objeto de
estudo da psicopedagogia é o ser humano no processo da aprendizagem. Para que
esse estudo seja pleno, é preciso que o profissional detenha conhecimentos em diversas
outras áreas como psicologia, pedagogia, neurologia, fonoaudiologia,
lingüística, psicanálise para esclarecer questões referentes ao ser humano.
Cada situação
de aprendizagem requer uma série de habilidades que o indivíduo necessita
adquirir para desenvolver de forma satisfatória aquela aprendizagem. Como por
exemplo, para escrever a criança necessita de desenvolver a coordenação motora,
porque a escrita demanda uma série de movimentos que exigem do corpo um
domínio. Quando alguma habilidade não está bem desenvolvida pode acarretar em
dificuldades para adquirir novas habilidades.
Diferença de reforço escolar e atendimento
psicopedagógico
A
psicopedagogia trabalha com as questões de aprendizagem, detectando o problema
para intervir corretamente. Podemos fazer uma comparação com a medicina para
ficar mais claro. Quando aparece um paciente com febre em um consultório
médico, primeiramente ele é questionado sobre o problema e examinado logo em
seguida. Na psicopedagogia também o cliente (pais ou responsáveis) são
questionados para esclarecer qual a queixa referente à criança ou adolescente,
posteriormente é feita uma avaliação para diagnosticar o problema. Voltando ao
nosso exemplo prático, se o médico diagnosticasse uma inflamação de garganta
ele receitaria um antitérmico e um antiinflamatório. A inflamação na garganta é
como a dificuldade de aprendizagem que o sujeito enfrenta na escola, o
antitérmico seria o reforço escolar que trata o problema de uma forma mais
emergencial e pontual. A intervenção psicopedagógica é como o antiinflamatório
que busca “curar” o problema onde se inicia, age procurando a causa da
dificuldade. O diagnóstico
psicopedagógico é como de um profissional da medicina e a intervenção psicopedagógica
é o tratamento receitado ao paciente.
(Adaptação do texto de Nadia Bossa)
Blandine Maria Perpétuo Gomes e
Sousa – Professora da SEE-DF, Pedagoga, Psicopedagoga, pós-graduada em Gestão e
Orientação escolar e Interprete da Língua Brasileira de Sinais.
Regikellsanielly Bezerra da Silva
– Professora da SEE-DF, Pedagoga e psicopedagoga.
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