quarta-feira, 16 de maio de 2012

PROJETO LEVA CIRCO PARA ESCOLAS PÚBLICAS DO DF


PROJETO LEVA CIRCO PARA ESCOLAS PÚBLICAS DO DF


Durante o mês de maio, o projeto CircuLando vai promover o intercâmbio cultural entre duas famílias circenses, uma local e uma internacional, por meio da circulação de seus espetáculos e números em escolas públicas do Distrito Federal. A Cia. Pilombetagem (do Gama-DF) e a Família Flamini (da Argentina e Chile) vão levar a arte circense para oito escolas do DF. O projeto terá início no próximo dia 17, na Escola Classe Cachoeirinha, no Núcleo Rural de São Sebastião.

“A intenção é democratizar a arte e a cultura com a criação de um circuito alternativo da arte circense que leve expressões artísticas onde geralmente não há acesso”, explica a coordenadora do projeto, Ina Machado. Segundo ela, a ideia surgiu da vontade de promover a troca cultural e artística entre os dois grupos, que apesar de serem de diferentes lugares, realizarem espetáculos e expressões circenses diferenciadas, possuem características em comum: a itinerância do circo, da família, da tradição e do palhaço.

A Cia. Pilombetagem e a Família Flamini têm como proposta levar o riso, a magia e a beleza da arte  para um público com pouco ou nenhum acesso à cultura, despertando sentimentos de alegria, o lado lúdico e criativo do ser humano.

Oficinas de múltiplos saberes, brinquedos populares, malabares, expressão corporal e técnicas circenses para crianças e adolescentes estão incluídas na programação do projeto. Serão realizadas também oficinas de palhaço com a Família Flamini para artistas e brincantes da cidade. A oficina destinada aos artistas da cidade será realizada no início de junho no espaço "Circo Inventado", na 813 sul, e terá inscrições abertas ainda neste mês.  

Ina Machado explica ainda que a ideia é que este seja o primeiro  projeto de outros que virão com a mesma proposta: promover o intercâmbio cultural entre artistas locais, nacionais e internacionais por meio de apresentações de espetáculos, democratizando a arte e a cultura. CircuLando é um projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Contato: Daniella Reis (61)9962-2081 ou direto com a coordenadora do projeto Ina Machado (61) 9638-1684inallotus@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133