segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vacinação contra raiva continua no próximo sábado (26) no DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal continua, no próximo sábado (26), a campanha de vacinação antirrábica. A ação será nos postos de Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo 1 e 2, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga. A campanha teve início no último sábado (19) e vacionou 53.659 animais, que corresponde a 22% da expectativa de imunizar 245 mil cães e gatos.

 Os animais devem receber a primeira dose a partir dos 90 dias de vida. Depois disso, a imunização deve ser feita uma vez ao ano.
A raiva é uma doença que afeta o homem e os animais e não tem cura. Os animais mais expostos são mamíferos em geral, principalmente cães, gatos e morcegos na área urbana, além de animais produção, como boi, cavalo, porco e ovelha. Os animais contaminados transmitem a raiva pela saliva ou baba e a vacina é a única forma de prevenção.
s principais sintomas do animal raivoso incluem perda do apetite, baba frequente, permanência em locais isolados e escuros, cauda caída e cansaço. Em casos de mordida, a orientação é que a vítima procure imediatamente o médico e o animal deve ficar isolado em um local seguro para observação.
O último caso de raiva em humanos registrado no DF ocorreu em 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133