DAQUI, o Jornal do Distrito Federal

domingo, 22 de julho de 2012

Delegação brasiliense entra na última semana da missão internacional



Além da China, esta semana comitiva liderada pelo governador Agnelo Queiroz passará por Alemanha e Itália. Grupo já esteve nos Emirados Árabes e Cingapura

Brasília, 22 de julho de 2012 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e comitiva entram na última semana da missão internacional que está divulgando Brasília como centro tecnológico e digital. A delegação já passou pelos Emirados Árabes Unidos, Cingapura e, agora, está China. Ainda nesta semana a equipe terá agenda oficial na Alemanha e na Itália.

Nesta segunda-feira (23), entre outros compromissos, o governador apresentará a palestra “Invest in Brasilia” (Invista em Brasília) para empresários chineses, a exemplo do que já ocorreu em Cingapura. Lá também a delegação apresentou às instituições o projeto do Parque Tecnológico Capital Digital, cujo edital de licitação, da Terracap, para buscar a parceria privada para a gestão do empreendimento, está em fase de consulta pública.

A comitiva partiu no último dia 13 e teve como primeiro destino Dubai, nos Emirados Árabes. Lá, visitou o Dubai Media City e Dubai Internet City, maior centro de negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oriente Médio e do Norte da África, abrigando empresas internacionais e regionais. Ainda em Dubai, o grupo conheceu a infraestrutura hoteleira da região, integrada por cerca de 150 hotéis de diferentes categorias.

A delegação brasiliense também passou por Iskandar, na Malásia, principal corredor de desenvolvimento regional. A cidade tem como focos principais oportunidades de investimentos, capacitação profissional, qualidade de vida, compras e lazer. Tudo isso viabilizado a partir de grandes parcerias com a iniciativa privada.

Governador e comitiva seguiram, então, para Xangai, na China, onde conheceram o modelo de ônibus elétrico que chegará em setembro para ser testado em Brasília. Agnelo Queiroz destacou que investir na melhoria do transporte público no DF é prioridade da atual gestão. Ele explicou que o diferencial do ônibus elétrico é o uso de energia limpa, o que o torna ecologicamente correto. Esse novo tipo de veículo já estará em circulação regular durante a Copa do Mundo de 2014.

Ainda na China, a delegação visitou o Parque Industrial e Tecnológico de Suzhou, um grande complexo de desenvolvimento econômico, onde vivem e trabalham 700 mil pessoas. A comitiva brasiliense seguiu, então, para o Aeroporto Hongqiao, com o objetivo de conhecer o modelo de integração dos sistemas ferroviário e de metrô. O grupo conheceu ainda o Bureau de Planejamento Municipal de Xangai.

A viagem faz parte da missão internacional do governador, para conhecer os modelos dos melhores polos digitais do mundo e trocar experiências no setor de mobilidade e planejamento urbanos.

Além de Agnelo Queiroz, integram a comitiva os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; os presidentes da Terracap, Antônio Carlos Lins, e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Kock; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), além dos deputados distritais Patrício (presidente da Câmara Legislativa) e Cristiano Araújo, bem como o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha.

--
Mais detalhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário