domingo, 22 de julho de 2012

Delegação brasiliense entra na última semana da missão internacional



Além da China, esta semana comitiva liderada pelo governador Agnelo Queiroz passará por Alemanha e Itália. Grupo já esteve nos Emirados Árabes e Cingapura

Brasília, 22 de julho de 2012 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e comitiva entram na última semana da missão internacional que está divulgando Brasília como centro tecnológico e digital. A delegação já passou pelos Emirados Árabes Unidos, Cingapura e, agora, está China. Ainda nesta semana a equipe terá agenda oficial na Alemanha e na Itália.

Nesta segunda-feira (23), entre outros compromissos, o governador apresentará a palestra “Invest in Brasilia” (Invista em Brasília) para empresários chineses, a exemplo do que já ocorreu em Cingapura. Lá também a delegação apresentou às instituições o projeto do Parque Tecnológico Capital Digital, cujo edital de licitação, da Terracap, para buscar a parceria privada para a gestão do empreendimento, está em fase de consulta pública.

A comitiva partiu no último dia 13 e teve como primeiro destino Dubai, nos Emirados Árabes. Lá, visitou o Dubai Media City e Dubai Internet City, maior centro de negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oriente Médio e do Norte da África, abrigando empresas internacionais e regionais. Ainda em Dubai, o grupo conheceu a infraestrutura hoteleira da região, integrada por cerca de 150 hotéis de diferentes categorias.

A delegação brasiliense também passou por Iskandar, na Malásia, principal corredor de desenvolvimento regional. A cidade tem como focos principais oportunidades de investimentos, capacitação profissional, qualidade de vida, compras e lazer. Tudo isso viabilizado a partir de grandes parcerias com a iniciativa privada.

Governador e comitiva seguiram, então, para Xangai, na China, onde conheceram o modelo de ônibus elétrico que chegará em setembro para ser testado em Brasília. Agnelo Queiroz destacou que investir na melhoria do transporte público no DF é prioridade da atual gestão. Ele explicou que o diferencial do ônibus elétrico é o uso de energia limpa, o que o torna ecologicamente correto. Esse novo tipo de veículo já estará em circulação regular durante a Copa do Mundo de 2014.

Ainda na China, a delegação visitou o Parque Industrial e Tecnológico de Suzhou, um grande complexo de desenvolvimento econômico, onde vivem e trabalham 700 mil pessoas. A comitiva brasiliense seguiu, então, para o Aeroporto Hongqiao, com o objetivo de conhecer o modelo de integração dos sistemas ferroviário e de metrô. O grupo conheceu ainda o Bureau de Planejamento Municipal de Xangai.

A viagem faz parte da missão internacional do governador, para conhecer os modelos dos melhores polos digitais do mundo e trocar experiências no setor de mobilidade e planejamento urbanos.

Além de Agnelo Queiroz, integram a comitiva os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; os presidentes da Terracap, Antônio Carlos Lins, e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Kock; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), além dos deputados distritais Patrício (presidente da Câmara Legislativa) e Cristiano Araújo, bem como o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha.

--
Mais detalhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133