domingo, 5 de agosto de 2012

Passeio ciclístico homenageia Brasília


Jeová Rodrigues (Palacio do Buriti)/ Hamilton Pereira (Secret. de Cultura) / Governador Agnelo















Ciclistas amadores e atletas profissionais de todas as idades participaram do passeio esportivo que celebrou os 25 anos de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na manhã de hoje do passeio ciclístico que celebrou os 25 anos do reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. De posse de suas bicicletas e triciclos, cerca de 300 pessoas de todas as idades cumpriram percurso no Eixo Monumental que passou pelos principais monumentos da cidade.

“Nada melhor do que um passeio de bike para comemorar esta data tão importante para nós. Uma cidade que é Patrimônio Cultural tem que ser exemplo de civilidade e de transporte sustentável. Estamos empenhados nisso, construindo 600Km de ciclovias até 2014. Estamos transformando uma cidade que foi feita para carros em uma cidade para carros e bicicletas, além do transporte coletivo”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

O governador fez o percurso entre a Administração Regional do Lago Sul e o Museu da República de bicicleta. Agnelo Queiroz estava acompanhado dos secretários de Turismo, Luis Otávio Neves, e de Esporte, Célio René. Por volta de 9h40 foi dada a largada no sentido da Fonte Luminosa da Torre de TV, onde ocorreu a primeira parada turística.

O representante comercial Gustavo Kauer levou o filho Pedro, de 7 anos, para o passeio. “É muito importante essa iniciativa do governo, promovendo a bicicleta como meio de transporte. Com as ciclovias a cidade vai ficar ainda melhor, com menos carros nas ruas, menos poluição e mais qualidade de vida”, comemorou.

De lá, os ciclistas, equipados com capacetes e outros itens de segurança, seguiram para a Praça dos Três Poderes e depois chegaram à Praça da República, onde um show da cantora Célia Porto encerrou o passeio. Durante todo o percurso, um guia de turismo forneceu informações e curiosidades sobre os patrimônios de Brasília.

“Esta iniciativa é fundamental para criar identidade das pessoas com a cidade. Uso a bicicleta para me locomover sempre, só uso carro quando tenho que percorrer grandes distâncias”, relatou a professora Kátia Garcia, que levou sua cachorrinha Suzy para o passeio.


Um carro da Caesb acompanhou todo o percurso, fornecendo água para os participantes. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também acompanharam o trajeto para garantir a segurança dos ciclistas. 

Maior bicicleta do Brasil – Além de participar do passeio ciclístico, o público pôde conferir de perto a maior bicicleta e o maior quadriciclo do Brasil. Construídos pelo brasiliense Francimar Barboza, os dois meios de transporte têm mais de 4m de altura cada e ficarão expostos na Praça da República até o final do dia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133