sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Colônia de férias para estudantes da rede pública



  Cinara Lima, da Agência Brasília


Colônia de férias para estudantes da rede públicaFoto: Brito
Atividades recreativas, esportivas, artísticas, culturais e ligadas à cidadania e ao meio ambiente são a base da programação. Cerca de 3 mil alunos de oito escolas de Ceilândia estão inscritos
Crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino da Regional de Ceilândia têm diversão, cultura e arte garantidas durante duas semanas. O GDF, por meio da Secretaria de Educação, lançou o projeto-piloto de Colônia de Férias em oito escolas de Ceilândia.
 
A meta da Secretaria de Educação é atender outra regional de ensino em julho de 2013 e, até janeiro de 2014, ampliar o atendimento para toda rede pública de ensino. "Para 2014 temos a previsão de atender 20 mil alunos", explicou a gerente de Colônia de Férias, da coordenação de Educação Física e Desporto Escolar da Secretaria de Educação, Marília de Abreu.
 
Alunos entre 7 e 12 anos das escolas classe 38, 39, 40, 65, 66, 67, P Norte e Centro de Ensino (CEF) 28 contarão, entre os dias 7 a 18 de janeiro, com uma programação de lazer específica para as férias escolares. Ao todo, as oito escolas integrantes do projeto têm aproximadamente seis mil alunos. Os três mil alunos já matriculados estão divididos entre os horários da manhã e da tarde.
 
Todas as atividades serão desenvolvidas fora do ambiente escolar. As crianças e adolescentes receberão lanche, almoço, uniforme (camiseta e boné) e transporte. Os horários são das 7h30 às 12h e, no turno vespertino, das 12h30 às 18h.
 
Cada uma das turmas é composta por, no máximo 40 alunos, e ficará sob responsabilidade de um professor e dois monitores. Os professores são recém- contratados da Regional de Ensino de Ceilândia, e os monitores são universitários que receberão certificados por atuarem no projeto.
 
De acordo com Marília de Abreu, a iniciativa resgata, de maneira aperfeiçoada, um projeto oferecido há muito tempo e esquecido pelos governos posteriores.
 
"Nas décadas de 70 e 80, organizavam-se colônias de férias em outro formato. Neste novo modelo da Secretaria de Educação, resgatamos a antiga prática e reformulamos o modo de funcionamento com um projeto-piloto em Ceilândia, que será ampliado para outras regionais", detalhou Marília.
 
Segundo ela, o objetivo é utilizar o período das férias escolares como espaço de aprendizado, de forma lúdica, por meio de atividades recreativas, esportivas e culturais. Estão programadas visitas ao Jardim Botânico, Parque da Cidade, Jardim Zoológico, além da apresentação de filmes e espetáculos teatrais no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Taguatinga Norte e no Teatro Nacional.
 
Piloto – O projeto teve início com divulgação nas escolas selecionadas para participar da Colônia de Férias. Os pais foram recebidos em reunião e informados sobre detalhes da iniciativa. As inscrições foram abertas no dia 26 de novembro e se encerraram em 14 de dezembro.
 
Hilary Julia Mendes, de 10 anos, foi matriculada na Escola Classe (EC) 65, onde já estuda, e aguarda, ansiosa, o início da atividade. "Estou gostando muito de participar da Colônia de Férias. Vai ter teatro, cinema e muitos passeios. Meus amigos também vão participar e estão iguais a mim, loucos para que comece logo", conta, animada.
 
A diretora da EC 65, Angélica Gomes da Silva, é uma das grandes entusiastas da iniciativa. Na década de 80, aos 8 anos de idade, ela foi inscrita pela mãe na colônia de férias promovida pela rede pública de ensino. "Para minha família foi ótimo. Minha mãe, com os seus nove filhos, teve uma ajuda de grande valia com a minha participação e de meus dois irmãos na atividade. A nossa região é muito carente e necessita desse tipo de atividade para a recreação das crianças. Fiz questão que a minha escola participasse, e, nós, da Secretaria de Educação, temos a obrigação de ampliar esse projeto tão importante", declarou.
 
Serviço
Colônia de Férias da SEDF
Abertura: Dia 5 de janeiro de 2013, às 9h
Local: Ginásio de Esportes de Ceilândia, QNN 16 - Área Especial (Guariroba)
Informações: 3901-1539 e 3901-2625

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133