quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cuidados com a alimentação das crianças nas férias de verão




Durante as férias as crianças, normalmente, saem da rotina alimentar. O melhor caminho para manter a saúde delas neste período é o planejamento. Desta forma, o endocrinologista Mauro Scharf, do laboratório Pasteur, aconselha rever os horários e adaptar a rotina das refeições sem prejuízo, analisando se a criança ficará em casa ou viajará, se fará atividades físicas ou ficará em frente à televisão, para assim encontrar alternativas que garantam o bem-estar dela.

Scharf lembra que a diversão na praia pode oferece riscos à saúde. É comum casos em que a criança fica horas brincando na areia sem alimentação adequada. No caso de crianças diabéticas, a situação é ainda mais grave, já que muitas delas chegam ao hospital com um quadro de hipoglicemia grave. O médico afirma que o ideal é fazer três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches entre as refeições maiores. “Mas sem substituir um lanche por uma guloseima em frente à televisão”, diz.

Refrigerantes, salgadinhos e fast-food costumam ser pedidos com grande frequência pelas crianças nas férias. Sobre o refrigerante, Scharf reforça que esta bebida tem muitas substâncias artificiais e contém valor nutricional quase nulo. Em relação aos salgadinhos, o endocrinologista sugere que eles sejam consumidos, no máximo, até três vezes na semana, em dias alternados, levando em consideração os alimentos que foram consumidos no dia. “Hoje, é possível encontrar opções integrais, como salgadinhos assados, preparados à base de milho, ricos em fibras, gorduras poliinsaturadas e livres de corantes artificiais. São mais saudáveis porque têm menor quantidade de carboidrato”, explica.

Quanto ao fast-food o endocrinologista esclarece que, se a criança tem um hábito alimentar saudável e o consumo deste tipo de comida for esporádico e equilibrado, o ideal é limitar a quantidade e negociar com os filhos para levá-los apenas quinzenalmente. Mas o médico reforça que os alimentos destas lanchonetes são ricos em calorias e gorduras. “Um sanduíche, acompanhado por batata frita e refrigerante, tem em torno de 1500 Kcal, o que corresponde a boa parte do que deveria ser ingerido em um dia.  Por isso, tente escolher opções mais naturais, sem bacon ou presunto, sem sanduíches duplos ou triplos”, exemplifica.

Para estimular hábitos alimentares saudáveis, Scharf dá algumas sugestões como,
escolher e preparar os alimentos juntamente com as crianças, ir ao supermercado, à feira ou à quitanda com o filho. “Certamente o filho vai sentir mais prazer em comer aquilo que ele mesmo ajudou a preparar”, considera. Além disso, fazer as refeições em horários regulares e em família é extremamente saudável, não só para o corpo, mas também para o fortalecimento emocional das crianças. Outro fator importante é contar aos pequenos o que estão comendo e respeitar quando dizem que não gostaram de determinada comida.

Fonte:Pasteur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133