DAQUI, o Jornal do Distrito Federal

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tadeu Filippelli prestigia posse na Câmara Legislativa



Em discurso, o governador em exercício ressaltou assinatura de contratos com empresas que vão operar duas importantes bacias do Transporte Público do DF
 O governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, participou na manhã desta terça-feira (1º) da solenidade de posse da Mesa Diretora da Câmara Legislativa para o biênio 2013-2014.

“É nesta Casa que se promovem os debates para traduzir a verdadeira busca das necessidades da população do DF, e foi nela que o Plano Diretor de Transporte Urbano foi aprovado”, destacou Filippelli.

“Este é um momento para ser festejado, hoje, no primeiro dia de 2013, com a perspectiva de mais de R$ 3 bilhões destinados à mobilidade urbana. Na sexta-feira, ao apagar das luzes de 2012, fechamos o ano assinando os dois primeiros grandes contratos de duas bacias, que representam 40% de todo o transporte público do DF. Já começou a contar o prazo para a renovação completa de toda frota”, afirmou o governador em exercício.

Com a assinatura dos contratos, os ônibus têm até seis meses para começar a circular. O resultado da licitação foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal da última quinta-feira (27).

A Expresso São José vai operar a Bacia 5, que atenderá as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga, com frota de 576 veículos. A Viação Pioneira também já foi habilitada pela licitação. Ela venceu a concorrência pela Bacia 2 para operar as regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way.

Nova composição - Além do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para o biênio 2013-2014, Wasny de Roure, integram a Mesa Diretora, eleita por unanimidade, o vice presidente, Agaciel Maia; a primeira-secretária, Eliana Pedrosa; o segundo-secretário, Israel Batista, e o terceiro-secretário, Ayrton Gomes. Os suplentes são os deputados Liliane Roriz, Joe Valle e Benedito Domingos.

Em seu discurso, o novo presidente da Casa destacou suas metas na condução do Legislativo. Entre elas estão o estreitamento da relação com o Tribunal de Contas do DF, de modo a aperfeiçoar o processo de controle externo e qualificar os instrumentos de auditoria e fiscalização da Casa, e o fortalecimento da plenitude dos processos legislativos. “Somente irão a plenário as proposições que tenham cumprido todas as fases anteriores, em especial a tramitação em comissões”, reforçou Wasny de Roure.

“Precisamos também fortalecer a recém-criada Comissão de Transparência e Fiscalização da Câmara Legislativa como instrumento de controle dos gastos públicos e promover convênio com outras casas legislativas, em especial a Câmara dos Deputados e o Senado Federal”, detalhou o novo presidente da CLDF.

Participaram da solenidade secretários de Estado, administradores regionais, parlamentares, amigos e familiares.

Perfil do novo presidente - Economista, casado e pai de três filhos, Wasny é goiano e mora em Brasília desde 1959. É técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), onde iniciou a trajetória política como presidente da associação de servidores. Mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, foi eleito deputado distrital pela primeira vez em 1990. Cinco anos depois, foi nomeado secretário de Fazenda pelo então governador Cristovam Buarque. Em 2003, Wasny assumiu o mandato de deputado federal. Eleito em 2010 para o quarto mandato de deputado distrital, o parlamentar voltou à Câmara Legislativa, onde ocupado o cargo de líder do governo até setembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário