quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Confirmação de matrículas da rede pública de ensino começou dia 03/01

Para garantir a vaga para o ano letivo, pais e responsáveis deverão comparecer às escolas onde solicitaram a matrícula


 Começou dia 03/01o período de confirmação de matrículas na rede pública de ensino do Distrito Federal. Pais e responsáveis devem comparecer à escola onde solicitaram a matrícula do estudante, com toda a documentação exigida, até o dia 13 de janeiro. Caso contrário, o estudante perderá a vaga automaticamente. O ano letivo começa no dia 08 de fevereiro.

Entre os documentos do aluno exigidos para a matrícula estão original e cópia da certidão de nascimento ou RG, duas fotos 3 x 4, comprovante de residência, cópia de cartão de vacina atualizado (para alunos da educação infantil), declaração provisória de transferência, histórico escolar (alunos dos ensinos Fundamental e Médio), titulo de eleitor (alunos maiores de 18 anos) e CPF (se necessário), além de informar tipo sanguíneo e fator RH. O responsável também deverá apresentar RG e CPF.

“O mais importante neste momento é que todos aqueles que realizaram a pré-matrícula providenciem a confirmação para termos, o mais breve possível, esse levantamento e garantir que no início das aulas todas as crianças e os professores estejam em salas de aula”, destaca o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.

Passe estudantil – Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans)terá, a partir da próxima segunda-feira (9), dez postos de atendimento para o Passe Livre Estudantil. As unidades atenderão os novos alunos e aqueles que precisam atualizar seu cadastro. Os postos funcionarão nas seguintes regiões administrativas: Planaltina, Sobradinho,Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Gama e Plano Piloto (Rodoviária, Conic, SCS e Rodoferroviária).

Os postos serão divididos em duas categorias: atendimento, responsáveis pela captação de documentação e atualização cadastral, e atendimento e recarga, em Samambaia, Gama, Taguatinga, Sobradinho, SCS e Conic, que, além da captação da documentação e da atualização cadastral, realizam também a emissão e recarga dos cartões do Passe Livre Estudantil.

A partir de segunda-feira, as solicitações do Passe Livre Estudantil poderão ser feitas em qualquer uma das unidades.  O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A entrega do cartão e a recarga serão realizadas 10 dias úteis após a solicitação. Atualmente, há 144.379 estudantes beneficiários no Passe Livre Estudantil. O quadro com o endereço dos postos de atendimento pode ser encontrado no site da Agência Brasília – www.agenciabrasilia.df.gov.br.



Prioridades – De acordo com o secretário de Educação, entre as principais prioridades para 2012 estão a construção de novas creches. “Somente neste ano serão 50 novas creches, que atenderão entre três e quatro mil crianças”, afirma Denilson Bento da Costa. Ainda segundo o secretário, quatro dessas novas creches serão entregues à comunidade até março. Elas estarão localizadas nas cidades de Brazlândia, Estrutural, Planaltina e São Sebastião.

Integram o calendário de ações da secretaria para 2012, a construção de quatro escolas técnicas no DF, a implantação de um novo modelo pedagógico, a construção de novas escolas e a reforma de centros de ensino já existentes por meio de parcerias público-privadas (PPPs). O programa DF Alfabetizado, outro destaque do GDF, espera alfabetizar 20 mil adultos somente em 2012.



Retrospectiva – Em 2011, a secretaria esteve focada na contratação e formação dos profissionais da educação, com a contratação de 400 novos educadores. Logo no início do ano foram realizadas reformas e reparos em cerca de 300 escolas. Uma conquista importante foi a aprovação do Projeto de Lei que estabeleceu a gestão democrática nas escolas públicas do DF. A novidade, que entra em vigor ainda este ano, vai garantir a participação da comunidade na escolha, por eleição direta, dos diretores das escolas. Professores e servidores poderão se candidatar às vagas. Participam da votação pais, alunos, professores e funcionários. Na área de capacitação, foram oferecidas 16 mil vagas para professores e profissionais de assistência à educação, em 130 cursos de educação continuada.

Mais detalhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Daqui DF

JORNAL DAQUI DF =- EDIÇÃO 133